ID: 26342
Autoria:
Natalia Aguilar Delgado, Lessandra Scherer Severo, Maria Sol Gimenez Baez.
Fonte:
Innovation and Management Review, v. 3, n. 2, p. 119-133, Julho-Dezembro, 2006. 15 página(s).
Palavras-chave:
Estratégia , Inovação , Setor de telecomunicações
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
A partir da abordagem de Recursos Internos e da Teoria Evolucionária, entende-se que a estratégia das firmas dá-se em função das suas capacidades organizacionais e em função da variabilidade das mudanças institucionais e tecnológicas, sendo isso determinante para o seu crescimento. Sendo assim, pretende-se analisar as estratégias da Brasil Telecom, que, ao longo do período analisado, foram influenciadas por esses fatores. A seleção da Brasil Telecom como unidade de estudo de caso foi devido a sua representatividade no setor de telecomunicações. Trata-se de um estudo qualitativo de caráter descritivo, com dados primários coletados por meio de entrevista semi-estruturada com dois representantes do setor de serviços corporativos da organização estudada. Destacou-se três cenários importantes na determinação das estratégias da empresa: a) um momento de perda da segurança e estabilidade como empresa estatal devido às mudanças no quadro institucional (privatizações), juntamente com mudanças tecnológicas devido ao grande avanço do setor; b) um momento de mudança na sua gestão também em decorrência da percepção dessas mudanças institucionais; c) um momento caracterizado por uma busca pela convergência entre as tecnologias do setor, com o intuito de alcançar uma sinergia nos seus serviços.