ID: 16813
Autoria:
Fábio Dal-Soto, Juliano Nunes Alves, Aniéli Ebling Bulé.
Fonte:
InternexT - Revista Eletrônica de Negócios Internacionais da ESPM, v. 8, n. 3, p. 81-102, Setembro-Dezembro, 2013. 22 página(s).
Palavras-chave:
abordagem comportamental de internacionalização , internacionalização de empresas brasileiras , processo de internacionalização
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
O processo de internacionalização de empresas tem se processado de diversas formas e em diferentes contextos. Dentre os modelos que orientam e explicam os movimentos realizados pelas empresas em direção ao mercado internacional, este estudo centra-se na perspectiva comportamental das teorias de internacionalização. O objetivo principal deste trabalho é analisar, à luz dos pressupostos teóricos da abordagem comportamental, o processo de internacionalização da IBQ Britanite, líder no mercado brasileiro de explosivos civis e na prestação de serviços em desmonte de rochas. Logo, o estudo caracteriza-se pelo viés qualitativo, realizado por meio de um estudo de caso único que responde a cinco questões básicas do processo de internacionalização: por que, o que, quando, onde e como as empresas internacionalizam suas atividades. Os resultados mostram que o processo de internacionalização da IBQ Britanite partiu de vantagens obtidas no mercado doméstico e de restrições de crescimento nesse mercado. Ao longo de sua trajetória internacional, a empresa avançou gradualmente na atividade exportadora e também para estágios de maior comprometimento com o mercado externo através de joint-ventures e subsidiária de produção.