ID: 61671
Autoria:
Kathleen K. Brandt Silveira, Lucimari Acosta Pereira, Pablo Flores Limberger.
Fonte:
Marketing & Tourism Review, v. 6, n. 1, p. 1-28, Janeiro-Julho, 2021. 28 página(s).
Palavras-chave:
Mídias Sociais , Ministério do Turismo , Políticas Públicas
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Ao considerar a rápida expansão de serviços de informação, principalmente no ambiente online, tem-se para o setor turístico a potencial ferramenta que são as mídias sociais, que exercem o papel fundamental de socialização de ideias, estimulando e disseminando informações. Deste modo, torna-se considerável a atuação do poder público e organização das políticas públicas com a intenção de disseminar a comunicação pública para promover articulação entre os diversos atores sociais envolvidos nos seus planos, programas e projetos, via ambiente online. O presente estudo teve como objetivo avaliar a padronização das mídias sociais gerenciadas pelo Ministério do Turismo. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, de caráter qualitativo, utilizando fontes secundárias para uma análise documental e avaliativa por meio da verificação do Manual de Orientações para Atuação em Mídias Sociais (Identidade padrão de comunicação digital do poder executivo federal), disponibilizado pela Secretaria de Comunicação Social Brasileira. Foram avaliadas as mídias sociais utilizadas pelo Ministério do Turismo, sendo estas: Facebook, Twitter, YouTube, Google +, Instagram, Pinterest e Flickr. A análise foi realizada considerando o ano de 2017 e o ano de 2020. Os resultados deste estudo apontaram que as atuais mídias sociais utilizadas pelo Ministério do Turismo estão estrategicamente sendo utilizadas, mas não seguem uma padronização visual adequada. Os conteúdos publicados conseguem transmitir, a partir da padronização, uma mensagem direta e clara dentro do contexto da comunicação nas mídias sociais e condizem com a proposta do setor. Além de apresentar os destinos, eventos, regulamentações e fatos importantes do setor.