ID: 31040
Autoria:
Ana Paula Paes de Paula, Thomaz Wood Jr..
Fonte:
RAC-Eletrônica, v. 2, n. 2, p. 171-188, Maio-Agosto, 2008. 18 página(s).
Palavras-chave:
construcionismo , consultoria gerencial , expertise gerencial importada
Tipo de documento: Artigo (Português)
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A atividade de consultoria em gestão surgiu no século XIX, acompanhou a evolução da prática e da ideologia do management, e sofreu forte impacto do processo de globalização. Neste artigo, apresentamos um estudo múltiplo de casos, envolvendo quatro empresas de consultoria que atuam no Brasil. Procuramos examinar o
posicionamento dessas empresas em relação à elaboração ou adaptação de expertise gerencial e sua posição diante de críticas relacionadas à sua atuação como agentes de mudança. As entrevistas realizadas levam a crer que há dificuldades em tratar de forma aberta e direta com as críticas. A partir da pesquisa realizada, descrevemos um modelo ‘híbrido’ de atuação para as consultorias de gestão. Tal modelo compreende dois componentes: primeiro, a padronização, que é predominantemente exogênica e utiliza ‘pacotes gerenciais’, em geral importados, para responder às demandas de seus clientes; e segundo, a customização, que é predominantemente endogênica e busca desenvolver soluções de acordo com as necessidades específicas de seus clientes. Advogamos que a crise de legitimidade que afeta empresas de consultoria e consultores, embora não constitua vetor de crise ou de impacto relevante sobre os negócios, vem abrindo espaço para uma nova perspectiva de atuação dos consultores. Tal perspectiva interpreta a gestão como um fenômeno de construção social, procura contemplar a sua complexidade e ampliar a participação dos diversos grupos de interesse nos processos de mudança.