ID: 8352
Autoria:
Annamaria Barbosa do Nascimento Nóbrega, Fernanda Fernandes Gurgel, Lydia Maria Pinto Brito, Patrícia Whebber S. de Oliveira.
Fonte:
RAUnP - Revista Eletrônica do Mestrado Profissional em Administração da Universidade Potiguar, v. 4, n. 2, p. 49-60, Abril-Setembro, 2012. 12 página(s).
Palavras-chave:
Competência , Competências Gerenciais , Papéis Gerenciais , Serviços de Alimentação e Nutrição
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
A presente pesquisa, de caráter quantitativo, teve como objetivo principal avaliar a percepção dos nutricionistas gestores de Unidades de Alimentação e Nutrição Terceirizadas a respeito de suas competências gerenciais diante do modelo de Quinn, Faerman, Thompson e McGrath (2003). Para isto, foi caracterizado o profissional, assim como sua atividade gerencial dentro destes serviços, e também identificadas suas percepções a respeito das competências gerenciais em seu trabalho enquanto gestor. A pesquisa realizada foi uma pesquisa de campo, descritiva, na qual se entrevistou, através de questionário semi-estruturado, 12 nutricionistas gestores de Unidades de Alimentação Terceirizada. Os nutricionistas estudados têm como características predominantes ser do sexo feminino, idade até 35 anos, com pouco tempo de graduação e de atuação profissional. Os pesquisados atribuíram à prática profissional a principal contribuinte para a sua capacidade de atuação como gestor. Na percepção das nutricionistas, dentro das Unidades de Alimentação e Nutrição estudadas, estas desenvolvem predominantemente suas atividades voltadas ao desenvolvimento de um ambiente de trabalho produtivo, tendo o foco de seu trabalho para resultados, sendo pouco requisitados os papéis gerenciais voltados para a atividade de coordenação das equipes.