ID: 1135
Autoria:
Jorge Aliomar Barreiros Dantas.
Fonte:
RAUnP - Revista Eletrônica do Mestrado Profissional em Administração da Universidade Potiguar, v. 1, n. 1, p. 62-73, Outubro-Abril, 2008. 12 página(s).
Palavras-chave:
Competitividade , Diferenças significativas , Empresas alimentícias
Tipo de documento: Artigo (Português)
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A pesquisa teve a finalidade de fornecer uma análise das diferenças significativas entre as médias e as grandes empresas do setor alimentício do Estado da Bahia, com base nos testes de Qui-Quadrado, Mann-Whitney e Fisher, realizada no segundo trimestre de 2005. Utilizaram-se os indicadores de competitividade, relacionando seus recursos próprios e de terceiros, baseados nos aspectos produtivos e concorrenciais, custos, qualidade e inovativos/estratégicos encontrando-se as variáveis que diferenciaram, expressivamente, as empresas alvo do estudo, como: recursos de terceiros, máquinas atualizadas, integração em rede de informação de tecnologia, força da concorrência baseada nos fornecedores, treinamento/seleção, captação de recursos nas instituições bancárias e nos governos estaduais e federal, diferença do produto como estratégia competitiva, investimentos em novas tecnologias e informatização e problemas mais significativos, por exemplo, qualidade de matéria-prima, preço do produto e elevada carga tributária. Na maioria dessas variáveis, mostraram-se as vantagens e as potencialidades das grandes empresas, em relação às médias empresas pesquisadas.