ID: 1163
Autoria:
Ítalo Costa Silva, Marcos Antônio Martins Lima.
Fonte:
RAUnP - Revista Eletrônica do Mestrado Profissional em Administração da Universidade Potiguar, v. 2, n. 2, p. 37-56, Abril-Setembro, 2010. 20 página(s).
Palavras-chave:
Avaliação de programas educacionais , Competências gerenciais , Gestão do conhecimento
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O presente estudo teve como objetivo geral avaliar os resultados obtidos pelas cooperativas e por seus respectivos gestores, os quais participaram do Programa de Qualificação de Gerentes de Cooperativas desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo – SESCOOP/CE, com o apoio da Organização das Cooperativas Brasileiras, secção Ceará – OCB/CE, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE/CE, que apresentava como objetivos: qualificar profissionais no mercado de trabalho em gestão de cooperativas; aperfeiçoar os gestores das cooperativas através do Programa de Capacitação em Gestão de Cooperativas; e modernizar a gestão das sociedades cooperativas visando melhoria empresarial para agregação de valores aos associados. O modelo de investigação científica, aqui empreendido, visa conhecer, no ambiente das cooperativas do Estado do Ceará, devidamente registradas na OCB/CE, a participação de seus gestores em programas educacionais que visam à qualificação e/ou formação desses gestores que atuam dentro das cooperativas, ocupando cargos gerenciais. Para a determinação da população definiu-se, por questões de limitação técnica, um universo de onze gerentes autores dos melhores projetos que participaram da última etapa do Programa de Qualificação de Gerentes de Cooperativas, onde foram pesquisadas variáveis de acordo com o modelo de avaliação de programas educacionais definido por Kirkpatrick: reação, aprendizagem, comportamento e resultados. Recorremos na presente pesquisa a duas formas de investigação, primeiramente na pesquisa bibliográfica e posteriormente – na pesquisa de campo. A literatura pesquisada, bem como, a análise do resultado, permite afirmar que os resultados advindos da aplicação da capacitação e formação gerencial podem contribuir diretamente na mudança de conduta e competências dos profissionais gestores de cooperativas, bem como no desempenho operacional das mesmas, apesar da aparente estabilidade quanto à participação e o envolvimento dos associados na gestão do negócio.