ID: 42667
Autoria:
José Sueldo Câmara Ferreira, Francisco Carlos Carvalho de Melo.
Fonte:
RAUnP - Revista Eletrônica do Mestrado Profissional em Administração da Universidade Potiguar, v. 8, n. 2, p. 85-95, Dezembro-Maio, 2016. 11 página(s).
Palavras-chave:
Complexidade , Confiabilidade , Interações , Organizações , Sistemas
Tipo de documento: Artigo (Português)
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A compreensão dos fenômenos propiciados pela interação entre as organizações e as pessoas, em todos os seus aspectos, configura-se como objeto de estudo de diversos pesquisadores da teoria da complexidade. Aspectos sociais, econômicos, políticos e tecnológicos interferem no comportamento da sociedade de uma forma abrangente e pela multidimensionalidade de todos os ramos do conhecimento. Sob a ótica da teoria da complexidade, organizações são sistemas formados por órgãos interdependentes, que interagem entre si com mútua e recíproca influência de fatores externos. Nesse contexto, esse estudo associa a teoria da complexidade aos sistemas complexos fortemente acoplados e às organizações de alta confiabilidade, como o sistema de aviação. Essa associação está fundamentada nas teorias que estudam sistemas complexos e confiabilidade, como Normal AccidentsTheory (NAT) (Charles Perrow) e (Karl Weick). O objetivo deste estudo é analisar as causas do acidente com o Boeing 737 – 8EH, voo 1907, da Companhia Gol Transportes Aéreos S.A., a partir dos pressupostos das referidas teorias. O método de pesquisa foi o estudo de caso, utilizando-se dados secundários. Pesquisa descritiva e, no que se refere à abordagem do problema, trata-se de uma pesquisa qualitativa. As conclusões sinalizam que o episódio do acidente foi caracterizado por interações múltiplas em um sistema fortemente acoplado, de alta complexidade que, mesmo com todas os mecanismos de segurança, está sujeito a falhas em algum subsistema, devido à acentuada interdependência entre as partes, que pode acarretar sérias consequências, pressupostos que se configuram como o cerne das Normal AccidentsTheory (NAT) e High ReliabilityTheory (HRT).