ID: 54835
Autoria:
Camila de Oliveira Cunha Coelho da Costa, Vinícius Farias Moreira, Danielly Costa de França, Yákara Vasconcelos Pereira Leite.
Fonte:
RAUnP - Revista Eletrônica do Mestrado Profissional em Administração da Universidade Potiguar, v. 11, n. 1, p. 22-39, Janeiro-Junho, 2019. 18 página(s).
Palavras-chave:
Exportação , Internacionalização , Tapioca
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
A mandioca é um importante produto na agricultura brasileira, portanto esta investigação possui o seguinte problema de pesquisa: Como potencializar a internacionalização da goma de tapioca brasileira? Para respondê-lo, o estudo segue a orientação das pesquisas qualitativas, sendo enquadrado como estudo de caso descritivo, para analisar a internacionalização da goma de tapioca brasileira. Optou-se por análise de documentos, relatórios técnicos sobre mercado internacional, especialmente decorrentes do Trade Map e do Comex Stat. Tomando como base os principais importadores mundiais e os principais compradores do Brasil, chegou-se à seleção de dois países com maior potencial para internacionalização da goma de tapioca brasileira. Os resultados apontam o crescimento importante nas exportações brasileiras do SH 110620 no período de 2013 a 2016. Como países com maior potencial para exportação aparecem Estados Unidos e Portugal, sendo apresentados dados que justificam o direcionamento para esses mercados, bem como os requisitos para uma operação planejada. Este estudo representa um mapeamento inicial dos caminhos para internacionalização da goma de tapioca. Ademais, verificou-se que a participação brasileira na cadeia global da goma de tapioca é incipiente, mas tem apresentado crescimento expressivo nos últimos anos, o que pode sinalizar um potencial a ser explorado pelas empresas e instituições envolvidas.