ID: 16560
Autoria:
José Adeodato de Souza Neto, Sérgio Baptista Zaccarelli, Guilherme Cirati Gomes.
Fonte:
RAUSP Management Journal, v. 36, n. 1, p. 14-24, Janeiro-Março, 2001. 11 página(s).
Palavras-chave:
alinhamento , capital intelectual , foco , motivação , sucesso , vantagem competitiva
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Neste artigo, apresenta-se uma abordagem nova que facilita configurar a
organização, permitindo maximizar o valor da empresa, por meio da
otimização do foco nos negócios. O termo configurar é usado para
designar a reformulação de políticas, o estabelecimento de prioridades e
a organização da estrutura e da gestão. Discute-se o valor de uma
vantagem competitiva e apresenta-se um novo conceito para foco.
Propõe-se sete diferentes estratégias básicas, independentes, que são
responsáveis pelo sucesso das empresas e, com esse argumento, mostra-se
como é importante focar a coisa certa. São quatro tipos de vantagens
competitivas (preferência do cliente, diferenciação do negócio, custos
internos baixos e custos externos baixos), duas posições privilegiadas
para competir (erguer barreiras de proteção do negócio e administrar
inovações radicais) e, finalmente, criar e desenvolver competências
especiais, capazes de gerar vantagens competitivas. A simplicidade e a
clareza com que se pode definir os propósitos e as estratégias das
empresas, pelo uso da concepção do Foco Total, são os pontos fortes da
abordagem. Para finalizar, discute-se a facilidade com que, definidas as
estratégias básicas, se chega a desenhar a estrutura organizacional, os
processos e o alinhamento das pessoas, enfatizando o impacto na
motivação pessoal.