ID: 16571
Autoria:
Gardênia Abbad, Lucia Henriques Sallorenzo.
Fonte:
RAUSP Management Journal, v. 36, n. 2, p. 33-45, Abril-Junho, 2001. 13 página(s).
Palavras-chave:
apoio gerencial ao treinamento , aprendizagem contínua , impacto de treinamento no trabalho , suporte à transferência , transferência de treinamento
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
O Suporte à Transferência de Treinamento tem sido considerado pelos
pesquisadores da área de Treinamento e Desenvolvimento (T&D) uma
importante variável preditiva de impacto do treinamento no trabalho.
Contudo, ainda são muito raras as pesquisas sobre o assunto. Neste
artigo, relata-se a experiência de construção de três escalas de suporte
à transferência. Desenvolveu-se itens de Apoio Gerencial ao Treinamento
e de Suporte à Transferência de Treinamento, os quais foram aplicados
em uma amostra de servidores públicos participantes de 227 cursos de
curta duração. Os itens de Apoio Gerencial foram aplicados no início dos
cursos e os de Suporte à Transferência foram aplicados duas semanas
(Suporte A) e três meses após os cursos (Suporte B). Todas as respostas
válidas da amostra (2.740 de Apoio, 1.205 de Suporte A e 600 de Suporte
B) foram submetidas a análises fatoriais (PAF, rotação oblíqua e
tratamento pairwise para casos omissos). A escala de Apoio Gerencial
contém seis itens com um alpha de Cronbach igual a 0,82. A estrutura de
suporte pós-treinamento (Suporte A) é composta por duas escalas, a de
Suporte Gerencial e Social à Transferência e a de Suporte Material
(alpha igual a 0,91 e 0,86, respectivamente). São discutidas as
possíveis aplicações dessas escalas nos estudos sobre transferência e
impacto do treinamento no trabalho, no levantamento de necessidades de
treinamento e no diagnóstico da capacidade organizacional de criar um
ambiente propício à aprendizagem contínua.