ID: 16579
Autoria:
Mariella Consoni Florenzano Souza, José Carlos de Toledo.
Fonte:
RAUSP Management Journal, v. 36, n. 3, p. 40-48, Julho-Setembro, 2001. 9 página(s).
Palavras-chave:
capacidade de desenvolvimento , divisão de tarefas , gestão do desenvolvimento de produto , integração interunidades
Tipo de documento: Artigo (Português)
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A excelência na gestão do processo de desenvolvimento de produto tem
sido reconhecida como importante fonte de vantagem competitiva para as
empresas. No caso da indústria automobilística, esse processo se
encontra cada vez mais distribuído, tanto entre as unidades da companhia
quanto entre as montadoras e a sua rede de fornecedores, caracterizando
a presença do co-design e a conseqüente maior complexidade na gestão do
desenvolvimento de produto. Aspecto importante dessa nova estrutura de
desenvolvimento diz respeito ao papel e às atividades desempenhados
pelas unidades locais da indústria de autopeças, a qual passou por amplo
processo de reestruturação nos anos 1990. O objetivo neste artigo é
analisar, em duas unidades de empresas multinacionais do setor de
autopeças instaladas no País, a divisão de tarefas do desenvolvimento
entre a unidade local e a matriz ou o centro de excelência da empresa, a
capacidade existente na unidade local para a realização das atividades
de desenvolvimento, bem como os mecanismos de integração adotados
durante o processo de desenvolvimento. Nos casos analisados, a maioria
dos produtos fabricados nas unidades brasileiras é desenvolvida fora do
País, principalmente no que diz respeito às atividades de
desenvolvimento e projeto do produto, restando a essas unidades a tarefa
de adequar o produto e o processo de fabricação às condições locais.
Essas atividades também são críticas para o processo de desenvolvimento
como um todo e, dessa forma, possuir capacidade para realizá-las pode
ser um diferencial competitivo para a empresa. Observou-se, também, que
as empresas estão adotando diversos tipos de mecanismos para a
integração do processo de desenvolvimento de produto.