ID: 16639
Autoria:
Andrea Lago da Silva, Adalberto Américo Fischmann.
Fonte:
RAUSP Management Journal, v. 37, n. 2, p. 6-16, Abril-Junho, 2002. 11 página(s).
Palavras-chave:
agroalimentar , indústria , tecnologia de informação , varejo
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
Neste artigo, busca-se estudar o processo de adoção de novas tecnologias
de informação, utilizando como foco o Electronic Data Interchange (EDI —
troca eletrônica de dados) no relacionamento entre a indústria e o
varejo no canal de distribuição agroalimentar. Realizou-se uma revisão
bibliográfica sobre alguns tópicos, como canais de distribuição e
mudanças recentes na sua gestão, processo de inovação, tecnologia de
informação e EDI. Na pesquisa empírica, realizou-se um estudo multicaso
envolvendo três grandes varejistas e oito indústrias de alimentos com
sede na cidade de São Paulo e operação nacional. A partir das
informações coletadas, analisou-se o desenvolvimento do processo de
adoção da tecnologia, distinguindo-se idéias, pessoas, contexto,
transações e resultados. Foram formuladas recomendações para melhorar o
processo de adoção da tecnologia, as quais foram divididas em fatores
associados à tecnologia, fatores organizacionais e condições básicas
para uma implantação bem-sucedida.