ID: 16709
Autoria:
Andréa Paula Segatto-Mendes, Roberto Sbragia.
Fonte:
RAUSP Management Journal, v. 37, n. 4, p. 58-71, Outubro-Dezembro, 2002. 14 página(s).
Palavras-chave:
cooperação , empresa , inovação , tecnologia , universidade
Tipo de documento: Artigo (Português)
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A cooperação tecnológica entre universidades e empresas representa
importante arranjo interinstitucional na promoção de pesquisa e
desenvolvimento científicos. A velocidade das inovações tecnológicas, a
necessidade de geração de novas alternativas ante a escassez de recursos
e a elevação da competitividade global são fatores que ressaltam a
importância de alianças que possibilitem vantagens competitivas com
menores custos e riscos. Dessa forma, a associação entre os meios
empresarial e acadêmico oferece vantagens para empresas, universidades e
o País como um todo. Dentro desse quadro, apresenta-se neste artigo os
resultados obtidos em pesquisa realizada com o objetivo de verificar
como ocorrem as cooperações universidade-empresa em universidades
brasileiras. Assim, delineou-se um modelo do processo com as principais
variáveis apontadas pelos entrevistados. O estudo permitiu identificar e
analisar as principais motivações, as barreiras, os facilitadores, os
órgãos, instrumentos e agentes que compõem o corpo do processo, e a
satisfação resultante. Espera-se que, com o aprofundamento do
conhecimento sobre as especificidades dessas cooperações no contexto
brasileiro, seja possível expandir a utilização desse mecanismo em
nossas universidades, alavancando o crescimento tecnológico do País.