ID: 16783
Autoria:
Mônica Cristina Lopes, Gilsée Ivan Regis Filho.
Fonte:
RAUSP Management Journal, v. 39, n. 1, p. 62-75, Janeiro-Março, 2004. 14 página(s).
Palavras-chave:
fatores motivacionais , motivação , satisfação no trabalho
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O Brasil, país considerado em desenvolvimento, embora apresente uma taxa
de esperança de vida média de aproximadamente 67 anos e alguns índices
socioeconômicos de países desenvolvidos, possui indicadores
sociossanitários bastante contrastantes, com algumas áreas ostentando
números comparados aos das piores regiões subdesenvolvidas do planeta.
Os indicadores sociossanitários brasileiros mais negativos estão
relacionados a taxas de pobreza e de analfabetismo elevadas, maioria dos
domicílios não possuidora de abastecimento de água de boa qualidade e
de esgotamento sanitário adequado. O País apresenta, ainda, em algumas
regiões, elevadas taxas de mortalidade infantil e de coeficiente de
mortalidade por doenças infecciosas e parasitárias. O Setor Saúde, como
segmento prestador de serviços e cujas ações se refletem profundamente
na sociedade, deve adotar uma prática gerencial apropriada capaz de
alterar esse quadro mórbido e preocupante, conseqüência da história do
desenvolvimento sócio-político-econômico do país, possibilitando, assim,
melhor desempenho com maior produtividade. No presente trabalho,
teve-se como objetivos conhecer e compreender a motivação no trabalho em
serviços de saúde pública e apresentar um estudo de caso no qual, por
meio de questionários, foram pesquisados fatores motivacionais
relacionados ao trabalho dos servidores de uma Secretaria Municipal de
Saúde. O estudo de caso revelou que os fatores competência percebida do
supervisor, estilo percebido de chefia e políticas e práticas de
administração de pessoal da empresa não estão associados a
motivação/satisfação dos funcionários. Os fatores condições de trabalho
oferecidas pela empresa, relações interpessoais e de comunicação e sobre
a tarefa em si estão associados a motivação/satisfação, com mais força
para os dois últimos. Deve-se, também, ressaltar que entre os fatores
que produzem insatisfação extrema durante o trabalho encontram-se o
descumprimento das promessas feitas pela instituição, o salário injusto e
o não reconhecimento pelo trabalho realizado. Por outro lado, tarefa
gratificante, relações interpessoais agradáveis e trabalho útil para a
sociedade são os fatores que produzem motivação/satisfação extrema
durante o trabalho.