ID: 16788
Autoria:
Aurea de Fátima Oliveira, Álvaro Tamayo.
Fonte:
RAUSP Management Journal, v. 39, n. 2, p. 129-140, Abril-Junho, 2004. 12 página(s).
Palavras-chave:
medida dos valores , valores organizacionais , valores pessoais
Tipo de documento: Artigo (Português)
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No presente estudo, teve-se por objetivo construir e validar uma medida
da percepção dos valores organizacionais, tomando como base teórica os
tipos motivacionais de valores propostos por Schwartz. A amostra foi
composta por 833 empregados de organizações públicas e privadas, com no
mínimo três meses de trabalho, sendo 52% do sexo masculino. Os dados
foram submetidos à análise fatorial com rotação oblíqua. O valor do KMO
de 0,95 indicou a adequação do uso dessa técnica. Os resultados
mostraram ser o instrumento de natureza multifatorial, com 48 itens. A
estrutura fatorial é composta por oito fatores: Realização,
Conformidade, Domínio, Prestígio Organizacional, Bem-estar do Empregado,
Tradição, Autonomia e Preocupação com a Coletividade. Os coeficientes
de fidedignidade variaram de 0,75 a 0,86. Comparativamente, os tipos
motivacionais estão representados na estrutura fatorial, com exceção de
Segurança. O uso do instrumento é recomendado na identificação do perfil
dos valores organizacionais, na realização de diagnóstico e
planejamento de processos de mudança.