ID: 16857
Autoria:
Demerval Luiz Polizelli, Liège Mariel Petroni, Isak Kruglianskas.
Fonte:
RAUSP Management Journal, v. 40, n. 4, p. 309-320, Outubro-Dezembro, 2005. 12 página(s).
Palavras-chave:
competitividade , gerência ambiental , meio ambiente , P&D , telecomunicações
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
Neste trabalho, discute-se como as novas visões de gestão de recursos
ambientais estão sendo aprendidas pela alta gestão de cinco empresas
líderes de telecomunicações no Brasil e se elas estão contribuindo
efetivamente para o desenvolvimento sustentável. Aborda-se, também, como
as relações entre os processos de inovação sistêmicos e a gestão
socioambiental propriamente dita envolvem o conhecimento como importante
variável de competição estratégica entre as empresas no ambiente de
negócio globalizado em que atuam. A metodologia tem por base uma amostra
exploratória, qualitativa e não-probabilística realizada em cinco
empresas do setor. Combina-se a aplicação da tipologia dos paradigmas de
gestão ambiental com a pesquisa de campo. Analisa-se em que termos as
práticas de gestão ambiental das empresas pesquisadas estão sendo
implementadas como instrumento estratégico de competição em relação às
principais tendências internacionais. A pesquisa revelou que as ações
voltadas para o meio ambiente têm origem em legislação ambiental,
certificação (ISO 14.000) e iniciativas isoladas ao redor de pesquisa e
desenvolvimento (P&D). O cenário aqui apresentado demonstrou
perspectiva de avanço no comportamento das empresas estudadas ao serem
elas capazes de articular esforços isolados, com o início de uma postura
mais integrada em relação às suas preocupações ambientais, conforme se
pode detectar em seus planejamentos estratégicos. Contudo, ao mesmo
tempo, elas mostram-se carentes de alguns instrumentos de intervenção,
como o marketing ambiental.