ID: 16964
Autoria:
Marcos Paixão Garcez, Milena Yumi Ramos, Marisa Villas Bôas Dias, Eurides Moura.
Fonte:
RAUSP Management Journal, v. 42, n. 1, p. 19-30, Janeiro-Março, 2007. 12 página(s).
Palavras-chave:
gestão de P&D , gestão de portfolio de produtos , gestão do desenvolvimento de novos produtos
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Atualmente, a competitividade está fortemente associada à rápida
introdução de bens e serviços de alto valor agregado ao mercado e o
desenvolvimento de novos produtos emerge como uma atividade essencial
nas organizações como elemento de sustentação no longo prazo. Visando
contribuir para essa temática, provendo evidências empíricas da
realidade brasileira, concentrou-se no estudo do caso Braskem, empresa
petroquímica brasileira intensiva em Pesquisa e Desenvolvimento
(P&D), que constitui o quinto maior grupo privado nacional. O estudo
é qualitativo-descritivo, caracterizando o processo de desenvolvimento
de novos produtos na empresa pesquisada. Para a coleta de dados foram
utilizados, como fontes primárias, entrevistas em profundidade e
questionário semi-estruturado e, como fonte secundária, a análise
documental. Os resultados demonstram que a Braskem adota uma estratégia
tecnológica de seguidor rápido, monitorando e respondendo rapidamente a
concorrentes, geradores de conhecimentos e tecnologias e mercados de
interesse. A empresa adota uma nova abordagem de processo na gestão do
desenvolvimento de novos produtos baseada em plataformas de inovação,
pipelines e gestão de portfolio de projetos. Esse novo modelo de gestão
das atividades de P&D na empresa é recente, de maneira que restam
lacunas, como consolidar os mecanismos de aprendizagem contínua, e
oportunidades a serem exploradas, como os dispositivos governamentais de
fomento e as cooperações com universidades e institutos de pesquisa.