ID: 17011
Autoria:
Sérgio Luís Stirbolov Motta, Fauze Najib Mattar, Iná Futino Barreto, Luis Fernando Teixeira.
Fonte:
RAUSP Management Journal, v. 42, n. 3, p. 373-383, Julho-Setembro, 2007. 11 página(s).
Palavras-chave:
lançamento de novos produtos , marketing , pequena empresa
Tipo de documento: Artigo (Português)
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A pequena empresa apresenta singularidades, como limitação de recursos e
informalidade na gestão, que contribuem para que altas taxas de
insucesso no lançamento de novos produtos sejam observadas. Neste
artigo, pretende-se, por meio de um estudo de caso, revelar como se dá o
processo de desenvolvimento e de lançamento de um novo produto em uma
pequena empresa, a partir do processo desenvolvido por Mattar e Santos
(2003). Os resultados indicam que, de fato, algumas etapas do processo,
que cabem muito bem à realidade da grande empresa, se submetem às
particularidades do pequeno negócio e impelem a uma adaptação do
processo. Entre os achados destaca-se, também, o fato de o processo, na
pequena empresa, partir das necessidades dos clientes, da inexistência
de formalização, da tendência de enfatizar a operação e a produção, até
em detrimento do marketing, além de a falta de recursos ser o principal
limitador do desenvolvimento de novos produtos. Essas características
provavelmente estão ligadas às altas taxas de insucesso e, até, ao alto
índice de mortalidade das pequenas empresas.