ID: 18136
Autoria:
Eva Stal.
Fonte:
RAUSP Management Journal, v. 34, n. 4, p. 71-80, Outubro-Dezembro, 1999. 10 página(s).
Palavras-chave:
pesquisa cooperativa, interação universidade-empresa, centros de pesquisa cooperativa, pesquisa pré-competitiva, inovação
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
As relações entre as universidades e o setor empresarial constituem tema de grande interesse, em virtude de seu potencial de suporte ao desenvolvimento tecnológico e à capacidade de inovação das empresas. Tais relações podem assumir várias formas, desde a consultoria individual de um professor para uma empresa até a formação de estruturas especiais e complexas, como os parques tecnológicos. Neste artigo, é apresentado um arranjo organizacional específico para a interação universidade-empresa: o Centro de Pesquisa Cooperativa – estrutura autônoma, sediada em universidade, cuja operação é financiada pelo governo e por várias empresas de um mesmo setor ou de setores correlatos. As principais atividades de um centro desse tipo são a pesquisa genérica ou pré-competitiva, de interesse do conjunto das empresas, e o ensino de pós-graduação. São apresentados, também, dois programas de centros de pesquisa cooperativa, um dos Estados Unidos e outro da Austrália, focalizando seu histórico, operação, resultados e fatores de sucesso. Essa análise foi baseada em documentos e em visitas a vários centros e a órgãos governamentais responsáveis pela implantação de tais programas, nos quais foram entrevistados pesquisadores e dirigentes. Já existem no Brasil algumas das motivações e dos fatores de sucesso apontados no trabalho, sugerindo que um programa brasileiro de centros de pesquisa cooperativa pode vir a constituir uma iniciativa bem-sucedida, considerando-se a existência de experiências já consolidadas de cooperação universidade-empresa em diferentes setores.