ID: 18433
Autoria:
Flávia Regina Silva Ladeira de Almeida.
Fonte:
RAUSP Management Journal, v. 32, n. 2, p. 36-46, Abril-Junho, 1997. 11 página(s).
Palavras-chave:
Brasil , localização , localização de redes varejistas , localização do varejo , loja de rua , shopping center
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O objetivo neste trabalho foi identificar as principais técnicas de análise de localização encontradas na literatura e as práticas utilizadas no varejo brasileiro, bem como apontar caminhos para a realização de pesquisas na área. O método utilizado foi o de pesquisa bibliográfica, aliada ao relato de pesquisa exploratória realizada junto a oito redes varejistas brasileiras. Constatou-se que o processo de análise de localização de novas lojas é realizado pela gerência ou pela diretoria encarregada que procede à busca de dados geográficos e econômicos do novo local. Existe grande carência de dados públicos confiáveis e atualizados, e as redes varejistas, com algumas exceções, não dispõem de base de dados organizada, nem utilizam serviços externos de consultoria, baseando sua decisão em procedimentos intuitivos e, em alguns casos, formais. De modo geral, as redes varejistas que operam com sistema de franquia são as que utilizam e empregam maiores recursos no processo de análise de localização, seja na coleta de dados e informações, seja na utilização de procedimentos formais. A abertura de um shopping center num local em que a empresa tem interesse em instalar-se sempre é vista como uma oportunidade a ser analisada. Nesse sentido, as redes têm o seu trabalho de análise de localização facilitado pela atuação do empreendor do shopping center, que lhes fornece diversas informações comerciais coletadas no estudo de viabilidade do empreendimento. As redes varejistas não pretendem deixar de abrir lojas de rua, uma vez que esses locais são importantes para o posicionamento da empresa quanto ao nível de preço dos seus produtos. Da mesma forma, as redes varejistas que comercializam produtos que podem ser encontrados em ruas especializadas ou com grande prestígio também consideram esses locais como prioritários para a instalação de novas lojas.