ID: 18447
Autoria:
Antonio Carlos Aidar Sauaia.
Fonte:
RAUSP Management Journal, v. 32, n. 3, p. 13-27, Julho-Setembro, 1997. 15 página(s).
Palavras-chave:
aprendizagem competitiva , aprendizagem cooperativa , aprendizagem e satisfação , aprendizagem vivencial , educação gerencial , jogos de empresas
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Um estudo de campo foi realizado para investigar as principais dimensões presentes em Jogos de Empresas. Com base nas Teorias da Aprendizagem, na Teoria da Aprendizagem Vivencial e na Teoria da Motivação, foram incorporados ao modelo deste estudo os conceitos de satisfação e de aprendizagem no processo de educação gerencial. No presente artigo apresenta-se parte dos resultados conclusivos de ampla pesquisa de opinião que identificou as principais dimensões educacionais presentes em Jogos de Empresas. Teve-se por base em dados de 659 educandos - graduandos, pós-graduandos e profissionais - que participaram dos 26 programas ministrados pelo autor. Submeteu-se a base de dados a uma análise fatorial para captar-se as influências simultâneas das variáveis pesquisadas. A coleta de dados apoiou-se em situações vivenciais, criadas em sala de treinamento. Tal ambiente propiciou aos educandos oportunidades para a obtenção de conhecimentos, habilidades e insights que culminassem em mudanças atitudinais. Os resultados da análise fatorial mostraram que dentre os dez fatores identificados, e que explicaram 65,8% da variância, a aprendizagem cognitiva ocupou a primeira posição (30,7%) e a satisfação a quinta posição (3,9%) em importância e capacidade de explicação, evidenciando que os Jogos de Empresas, muito mais que agradáveis e envolventes, foram vistos como uma oportunidade rica e diversificada para alcançar aprendizagem gerencial cognitiva, cooperativa (4,1%), competitiva (3,6%) e afetiva (3,2%). Esse método, muito bem-aceito pelos educandos, cria em sala de treinamento momentos de aprendizagem com satisfação e propicia o que Carl Rogers (1972) denominou de "aprendizagem plena" - cognitiva e afetiva. Jogos de Empresas representam um recurso valioso que pode contribuir significativamente para o avanço da educação gerencial, madura, responsável, participativa e envolvente.