ID: 18463
Autoria:
Nuvia Gisela Martes de Miranda, Henrique Luiz Corrêa.
Fonte:
RAUSP Management Journal, v. 31, n. 1, p. 5-13, Janeiro-Março, 1996. 9 página(s).
Palavras-chave:
gestão da rede de suprimentos , indústria automobilística , logística
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Neste artigo são apresentados alguns resultados e conclusões obtidos em pesquisa desenvolvida junto a empresas pertencentes à rede de fornecimentos da indústria automobilística brasileira. A pesquisa teve como objetivo explorar as práticas vigentes no relacionamento entre essas empresas, verificando especificamente a existência ou não de elos fracos na rede, assim como o reconhecimento da importância da administração da rede de suprimentos como meio de obter vantagens competitivas. Várias conclusões relevantes puderam ser tiradas desse estudo exploratório. Dentre elas, talvez a mais importante seja a constatação da negligência quanto à gestão da rede de fornecimentos como um todo, mesmo por parte dos nós mais fortes e influentes da rede, as montadoras. A ênfase ainda está exclusivamente voltada para o relacionamento com os fornecedores imediatos. Este procedimento traz riscos importantes ao poder de competitividade da indústria automobilística brasileira, já que permite a existência (constatada) de camada de fornecedores nitidamente restritiva em termos de desempenho, constituída pelos elos mais fracos da rede global que potencialmente engargalam o desempenho da rede como um todo. São discutidas as possíveis causas da negligência constatada em relação à gestão da rede de suprimentos global, assim como prescritas várias medidas de curto prazo que poderão auxiliar na reversão do quadro atual, contribuindo para o fortalecimento necessário da rede de suprimentos da indústria automobilística brasileira, cada vez mais importante em época de rápida globalização dos mercados.