ID: 18490
Autoria:
Alexandre Barsi Lopes, Nicolau Reinhard.
Fonte:
RAUSP Management Journal, v. 31, n. 4, p. 31-43, Outubro-Dezembro, 1996. 13 página(s).
Palavras-chave:
agendas de noticias , competitividade , cotações , distribuição de informações financeiras , estratégia , verticalização
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
Neste trabalho apresenta-se uma análise estratégica do setor de distribuição de informações financeiras online no Brasil, procurando identificar os fatores estratégicos fundamentais para o sucesso das empresas que nele atuam, sua situação atual e perspectivas futuras. O negócio compreende as atividades de geração, processamento, armazenamento e transmissão/distribuição de informações referentes a negócios e cotações de ações, mercadorias, moedas etc., de notícias, análises de empresas e de setores e bases de dados não-trabalhados (séries históricas de cotações, balanços, textos etc.). Atuam nesse mercado reduzido número de grandes empresas multinacionais, empresas nacionais ligadas a agências de notícias e empresas nacionais independentes de geração ou distribuição de informações. O setor é dinâmico e está em forte processo de concentração. Os clientes consideram as informações como recurso crítico para suas atividades e, assim selecionam seus fornecedores considerando a confiabilidade, a velocidade e a precisão de entrega das informações, a credibilidade e a posição de mercado do fornecedor. As notícias são fator importante: as empresas multinacionais são vistas como tendo a melhor cobertura de notícias internacionais e as nacionais como a melhor fonte de notícias sobre o Brasil, o que leva muitos clientes a assinarem mais de um serviço. À medida que ocorre o domínio generalizado da tecnologia e a redução do custo de distribuição de informações, a vantagem competitiva passa da posse da infra-estrutura de distribuição para o controle das fontes de informações, principalmente notícias, levando à verticalização das empresas do setor, por meio de aquisições e criação de estruturas próprias. Estabelecem-se acordos operacionais entre geradores nacionais e internacionais de notícias para a troca de informações, visando à distribuição. Empresas que apenas distribuem informações, antes líderes do mercado, passam a enfrentar dificuldades. Meios como a Internet serão usados para distribuir informações não-perecíveis, criando-se ainda um novo mercado pela disponibilização de grandes repositórios de dados diversificados que poderão ser pesquisados de modo personalizado pelos clientes.