ID: 18510
Autoria:
José Celso Contador.
Fonte:
RAUSP Management Journal, v. 30, n. 2, p. 50-84, Abril-Junho, 1995. 35 página(s).
Palavras-chave:
competitividade , planejamento estratégico , produtividade , qualidade no processo , tecnologia
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Campos e armas da competição são duas das cinco decisões fundamentais a serem tomadas no processo de planejamento estratégico da empresa. Campo da competição refere-se a um atributo que interessa ao comprador, como qualidade e preço do produto. Arma da competição é um meio que a empresa utiliza para alcançar vantagem competitiva em um campo, como produtividade e qualidade no processo, e não interessa ao comprador. Cinco armas são de uso tão geral que constituem o pentastilo armado da competitividade: produtividade, qualidade no processo, tecnologia, estoque reduzido e pessoal capacitado e participativo. Cada um dos quinze campos da competição - agrupados em cinco conjuntos: competição em preço, em produto, em prazo, em assistência técnica e em imagem - possui algumas armas específicas. Daí a seletividade da proposta: para a empresa ser competitiva no campo escolhido basta possuir excelência em apenas algumas armas, não em todas.