ID: 18528
Autoria:
Elizabeth Franzão, Jane E. Allshouse.
Fonte:
RAUSP Management Journal, v. 30, n. 4, p. 65-76, Outubro-Dezembro, 1995. 12 página(s).
Palavras-chave:
comportamento do consumidor , dieta saudável , padrões de consumo de alimentos , versões nutricionalmente melhoradas
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O sistema agroindustrial norte-americano tem, atualmente, clara consciência da importância dos aspectos nutricionais dos alimentos para os consumidores e vem respondendo ativamente às demandas de produtos com atributos nutricionais melhorados. Dados referentes à introdução de novos produtos revelam que crescente parcela destes inclue pelo menos alguma característica nutricional diferenciada. Evidências apontam para a crescente disponibilidade de versões com diferenciais nutricionais para muitos tipos de produtos. Entretanto, pouco é conhecido sobre o tamanho do mercado desse tipo de produto e sobre os seus preços em relação aos dos similares tradicionais. Neste estudo são utilizados dados obtidos a partir de scanners de supermercados, levantados no período de 1989 a 1993, para avaliar o tamanho e o crescimento do mercado de produtos com características nutricionais melhoradas, em relação aos seus similares tradicionais, e para determinar em quais situações esses produtos são mais caros do que os das versões regulares.