ID: 41551
Autoria:
Carmelita Angélica Guimarães, Vera L. Cançado, Reginaldo de Jesus Carvalho Lima.
Fonte:
RAUSP Management Journal, v. 51, n. 2, p. 151-164, Maio-Junho, 2016. 14 página(s).
Palavras-chave:
administração de recursos humanos , assédio moral , gestão de pessoas , instituição federal de ensino superior
Tipo de documento: Artigo (Inglês)
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Neste artigo, tem-se como objetivo caracterizar um caso de assédio moral ocorrido em uma instituição federal de ensino superior e identificar suas consequências para diferentes atores. Foi realizado um estudo de caso, de natureza descritiva e qualitativa. Os dados foram coletados por meio de pesquisa documental, com a análise do processo administrativo, que traz depoimentos de alguns dos envolvidos no caso, e de entrevista em profundidade com o servidor assediado. Os resultados evidenciaram a ocorrência de assédio moral do tipo vertical descendente, em uma situação caracterizada por abuso de poder, autoritarismo e manipulação perversa, com severas consequências para a saúde física, psíquica e emocional do assediado. Verificou-se que a não atuação da área de Recursos Humanos na intermediação do conflito, a cultura e a estrutura da instituição podem ter favorecido a ocorrência do caso e motivado a impunidade do assediador. Para a organização, as ocorrências geraram degradação do ambiente de trabalho, desmotivação e cisão da equipe, bem como declínio do rendimento e outras perdas financeiras. À sociedade, além das questões financeiras, couberam sérios prejuízos, por tratar-se de uma instituição pública que deveria zelar pelos bens e direitos do cidadão, tanto no âmbito financeiro como no produtivo ou no social. Conclui-se que o assédio moral se trata de um processo multidimensional, que viola as garantias fundamentais do indivíduo e traz severos impactos à sua saúde, além de danos à organização e à sociedade.