ID: 4400
Autoria:
João Carlos Garzel Leodoro da Silva, Gilson Martins, Roberto Tuyoshi Hosokawa, Roberto Rochadelli.
Fonte:
RAUSP Management Journal, v. 43, n. 1, p. 44-58, Janeiro-Março, 2008. 15 página(s).
Palavras-chave:
Alca , análise de cluster , análise de correspondências , análise multivariada , barreiras de mercado internacional , marketing internacional , móveis
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Neste estudo, objetivou-se analisar a percepção da alta administração das empresas produtoras de móveis da região Sul do Brasil quanto a ameaças encontradas em relação à Área de Livre Comércio das Américas (Alca), acordo que não está definitivamente descartado. Para a análise dos resultados, utilizaram-se como opções metodológicas a análise de correspondência e a análise de cluster, por ser um trabalho em que se usaram dados categóricos. Foi encaminhado questionário estruturado à alta administração de 171 empresas, tendo um total de 31 retornos. Entre os resultados encontrados, verificou-se que os empresários são favoráveis a um conceito geral para uma área de livre comércio das Américas, porém não necessariamente partindo para a aplicação direta desse acordo. Ao mesmo tempo, indicaram que os principais países concorrentes serão Estados Unidos, México e Canadá. Evidenciou-se, também, um importante aspecto sobre a percepção das barreiras pelos empresários: eles atribuem, normalmente, maior importância para as barreiras externas do que para as internas à empresa. Entretanto, pode-se inferir que a menor importância dada aos fatores internos, como constatado na pesquisa, evidencia a característica dos empresários de preferir reconhecer problemas que estão sob responsabilidade de outros organismos às próprias fragilidades, o que implicará mudanças de cultura empresarial, investimentos e outras intervenções internas, quase sempre com traumas de curto prazo. Sobre a percepção das barreiras às exportações, três foram consideradas as mais importantes, todas externas à empresa: política do governo com relação ao câmbio, imagem do Brasil no exterior, imagem do produto moveleiro do Brasil no exterior. As barreiras relativas ao denominado custo-Brasil foram indicadas como importantes, denotando insatisfação dos empresários quanto a questões como impostos, custos portuários e custo de capital.