ID: 4413
Autoria:
Eloisio Moulin de Souza, Agnaldo Garcia.
Fonte:
RAUSP Management Journal, v. 43, n. 3, p. 238-249, Julho-Setembro, 2008. 12 página(s).
Palavras-chave:
amizade , apoio social , relacionamento interpessoal
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Neste trabalho, teve-se por objetivo analisar a forma como executivos masculinos do setor financeiro conceituam amizade no ambiente de trabalho e como percebem o apoio social recebido de amigos. Foram entrevistados dez executivos do setor financeiro, responsáveis por área estratégica, visando obter informações sobre a influência das relações de amizade no local de trabalho para a construção de apoio instrumental, informacional e emocional desses entrevistados. O tipo de pesquisa é qualitativo e o método utilizado foi o estudo de caso em que se usou a técnica de entrevista narrativa. Para tanto, realizaram-se entrevistas semi-estruturadas com os executivos. Apesar do caráter abstrato e despersonalizado atribuído às pessoas no trabalho por alguns teóricos e por organizações contemporâneas, que consideram o ambiente organizacional como um local neutro e isento de manifestações de ordens social e afetiva, todos os participantes reconheceram a presença de relações de amizade no ambiente de trabalho. Embora o conceito de amizade tenha diferido entre os pesquisados, todos afirmaram, independentemente do conceito adotado, que as amizades representam importante fonte de apoio social, em suas formas instrumental, emocional e informacional.