ID: 4419
Autoria:
Emílio José Montero Arruda Filho.
Fonte:
RAUSP Management Journal, v. 43, n. 4, p. 315-330, Outubro-Dezembro, 2008. 16 página(s).
Palavras-chave:
convergência tecnológica , fator utilitário , hedonismo , integração de sistemas , utilidade social
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Na construção de preferências por produtos tecnológicos, consumidores vêm incorporando cada vez mais a utilização de novas tecnologias em sua vida. Neste artigo, apresenta-se como produtos com multifuncionalidades ou integrações vêm despertando muito mais o interesse do mercado, pela inclusão do comportamento hedônico/social na decisão de um produto atualizado, tendo como justificativa seu uso como utilitário. São avaliados fatores de integração tecnológica, comportamento hedônico e utilitário, além do momento em que o produto passa a ser hedônico e utilitário simultaneamente (social usefulness). Como tecnologia avaliada, são utilizados novos aparelhos celulares com diversos serviços integrados do tipo internet, wireless, música, vídeo e câmera fotográfica, aplicando o modelo já existente desde 1986 de aceitação da tecnologia (TAM), e propondo a inclusão do fator social como decisão para a aceitabilidade (behavior) com base não na substituição de valores, mas em sua inclusão pelos serviços adicionais empregados.