ID: 4428
Autoria:
Ricardo Lopes Cardoso, Edson Luiz Riccio, Lindolfo Galvão de Albuquerque.
Fonte:
RAUSP Management Journal, v. 44, n. 4, p. 365-379, Outubro-Dezembro, 2009. 15 página(s).
Palavras-chave:
competências , Contador , modelo genérico
Tipo de documento: Artigo (Português)
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A identificação das competências do Contador pode contribuir para o desenvolvimento da profissão. O objetivo principal neste estudo é verificar a existência de uma estrutura de interdependência subjacente às competências do Contador, explicando-as melhor. A fundamentação teórica sobre competências está relacionada aos estudos de McClelland (1973; 1998), Boyatzis (1982), Spencer Jr. e Spencer (1993), Dutra (1999) e Fleury e Fleury (2001). No campo profissional, as referências são Hardern (1995), Sakagami, Yoshimi e Okano (1999), AICPA (1999) e IFAC (2003). A pesquisa aqui relatada está baseada no estudo de 18 competências coletadas em 24 artigos sobre as habilidades do Contador, que foram submetidas a 159 contadores no Brasil. O instrumento de coleta dos dados apresentou alfa de Cronbach de 0,834. A partir da análise fatorial foram formados quatro fatores: competências específicas, competências de conduta e administração, competências de gerenciamento da informação e competências de comunicação. A validação dos dados de pesquisa seguiu os passos descritos por Cone e Foster (1997). O resultado apresentou uma estrutura genérica de competências. As principais limitações deste estudo estão relacionadas às características da amostra e à falta da validação com o uso de estudos comparativos e longitudinais.