ID: 4450
Autoria:
Maíra Bacha Lopes, Andrea Lago da Silva, Marco Antonio Conejero.
Fonte:
RAUSP Management Journal, v. 45, n. 4, p. 356-372, Outubro-Dezembro, 2010. 17 página(s).
Palavras-chave:
canais de distribuição , etanol carburante , fluxos de marketing , poder
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Apesar de muito se discutir a respeito da expansão do etanol carburante no mercado interno, pouca atenção tem sido dada à compreensão de como ocorre a distribuição desse produto. Neste trabalho, o objetivo foi analisar as funções, os fluxos e o poder nos canais de distribuição do etanol carburante para atender à demanda interna pelo combustível. Após revisão bibliográfica a respeito de canais de distribuição e bases de poder aplicadas ao estudo dos canais de distribuição, realizou-se uma pesquisa de campo. Trata-se de um estudo qualitativo, em que foi aplicado o método de estudo multicasos para a coleta e a análise dos dados em 14 empresas (usinas, grupos de comercialização, distribuidoras e postos revendedores) do estado de São Paulo. Como resultado, constatou-se que as usinas são responsáveis pelos fluxos de produção e armazenagem do etanol; as distribuidoras assumem maiores responsabilidades pelos fluxos de armazenagem, pedidos e pagamento, financiamento, promoção e serviços; e os postos revendedores, por sua vez, pelos fluxos de serviços e promoção. Pôde-se concluir que predomina, na relação entre esses diferentes membros do canal, a existência dos poderes de legitimidade e referência. A presença dessas formas de poder interfere na maneira como se estabelecem as estruturas de comercialização no canal.