ID: 6841
Autoria:
Herbert Kimura, Luiz Carlos Jacob Perera, Fabiano Guasti Lima.
Fonte:
RAUSP Management Journal, v. 45, n. 3, p. 238-254, Julho-Setembro, 2010. 17 página(s).
Palavras-chave:
complexidade , estratégia , paisagem de Kauffman
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Neste artigo, tem-se por objetivo investigar a dinâmica do
posicionamento estratégico de empresas, segundo a ótica da teoria da
complexidade. Por meio da aplicação do conceito de paisagens de
adaptação, é desenvolvido um algoritmo baseado no modelo NK(C) de
Kauffman, que possibilita, a partir de uma analogia com a evolução em
biologia, avaliar como elementos associados às complexidades
organizacionais podem afetar a estrutura competitiva de uma indústria.
No estudo, são simuladas várias combinações de cenários, nos quais
variáveis relevantes das organizações são interdependentes internamente,
assim como dependentes de variáveis externas. Os resultados sugerem
que: quando há alta complexidade interna, vantagens competitivas
sustentáveis podem formar-se, em função da habilidade de gestão de
competências e recursos; quando há complexidade externa, a dificuldade
de otimização em uma paisagem de adaptação acidentada pode implicar a
necessidade de adoção de estratégia de integração vertical; quando as
barreiras de entrada são altas, a indústria é caracterizada por carga
genética elevada, implicando alta diversidade estratégica e baixa
eficiência; a possibilidade de reestruturação pode evitar inércia,
fazendo com que, em ambientes complexos, pontos de maior desempenho
sejam atingidos.