ID: 1371
Autoria:
Luciano Munck, Mariana Musetti Munck.
Fonte:
REAd. Revista Eletrônica de Administração, v. 14, n. 2, p. 1-24, Maio-Agosto, 2008. 24 página(s).
Palavras-chave:
aprendizagem , competências , estruturação , mudança , pequena empresa
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O estudo, sustentado nas premissas teóricas da gestão por competências, objetiva explorar, descrever e mudar a sistemática de execução das atividades de uma pequena empresa de consultoria. Orientando-se por autores que propõem a operacionalização do conceito competências, foram construídos quadros de referências para as células da organização buscando maior transparência e consistência nas ações de gestão, cuja ausência é um grave problema nas pequenas empresas. Os quadros são compostos de atributos como missão, atribuições, contribuições, indicadores de resultados e competências, todos definidos com base nas estratégias e objetivos almejados pela organização. Frente à proposta de não só explorar e descrever, mas também mudar, o estudo utilizou como orientação metodológica a pesquisa-ação. Método que não se limita a delinear uma situação, mas também, em certos casos, desencadear mudanças no seio da coletividade implicada. O processamento da pesquisa e os resultados prévios alcançados demonstraram que o norteamento da gestão por um modelo fundamentado na lógica da competência provoca turbulências e desconforto, contudo traz consigo contribuições significativas, tais como: informações claras e delimitadoras sobre atribuições e resultados esperados de cada área; direcionamento e profissionalismo na tomada de decisão e identificação e gestão das competências necessárias à atuação competitiva.