ID: 39292
Autoria:
Claudio de Souza Miranda, Renê de Oliveira Joaquim dos Santos, Erasmo José Gomes, Leandro Rodrigues Gonzalez Fernandez, Marina Toledo de Arruda Lourenção.
Fonte:
Reuna, v. 20, n. 4, p. 67-92, Outubro-Dezembro, 2015. 26 página(s).
Palavras-chave:
Busca de informação; Tomada de decisão empresarial; Elaboração de estratégias; Setor de Turismo , Hospitalidade
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Parte significativa da renda do município de Ribeirão Preto advém de empresas do setor de serviços, incluindo empresas de turismo e hospitalidade, como hotéis, agências de viagens e empreendimentos relacionados à alimentação. Neste setor grande parte estabelecimentos analisados é formada por micro e pequenas empresas (MPEs). Não obstante, estatísticas apontam que metade das MPEs, em geral, encerra suas atividades antes de completar dois anos, 57% não passa do terceiro ano e 60%, do quarto - o que denota, dentre outros aspectos, a fragilidade inerente a empreendimentos desse porte. A informação, por sua vez, é considerada um dos principais elementos para a formulação de estratégias que permitam a empresas, de qualquer porte, atingirem maior competitividade e lograrem, assim, sua permanência no mercado. Portanto, o objetivo da presente pesquisa é conhecer quais informações do ambiente econômico e de mercado são utilizadas para a tomada de decisão empresarial e elaboração de estratégias. Foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa exploratória por meio de entrevistas em profundidade que foram realizadas com gestores de micro e pequenas empresas do setor de turismo e hospitalidade de Ribeirão Preto. As conclusões apontam para a existência de lacunas significativas na obtenção e na utilização da informação, mas podem ser superadas e transformarem-se em oportunidades de melhorias para os negócios analisados.