ID: 38210
Autoria:
Eliedna de Sousa Barbosa, Ádria Tayllo Alves Oliveira, Roseane Patrícia de Araújo Silva Freire, Isabelle Carlos Campos Rezende.
Fonte:
Reunir: Revista de Administração, Contabilidade e Sustentabilidade, v. 4, n. 1, p. 19-41, Janeiro-Abril, 2014. 23 página(s).
Palavras-chave:
Contabilidade Ambiental , Disclosure , Norma Brasileira de Contabilidade Técnica-15
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
A necessidade de demonstrar as informações geradas pela contabilidade ambiental, por parte das empresas de papel e celulose é obrigatória, por serem poluidoras e utilizadoras de recursos naturais em nível alto. Dessa forma, essa pesquisa buscou responder se as empresas do setor de papel e celulose divulgam informações ambientais, relativas à interação da entidade com o meio ambiente, observando o cumprimento da Norma Brasileira de Contabilidade Técnica (NBC T-15)? Para tanto, realizou-se a pesquisa descritiva, qualitativa, com corte longitudinal de 2006 até 2010, nas empresas do referido setor que tem ações negociadas na bolsa de valores, a BM&FBOVESPA. Os resultados demonstraram que elas divulgam parcialmente, pois apresentam apenas os ativos ambientais, deixando de informar os passivos ambientais. As empresas SUZANO, IRANI, KLABIN mantiveram mesmo nível de divulgação, chegando a seis dos oitos itens exigidos pela norma. A FIBRIA foi a que apresentou maior cumprimento enquanto a MELHORAMENTOS teve o menor nível de divulgação. Conclui-se que o item investimentos e gastos com manutenção nos processos operacionais para a melhoria do meio ambiente apresentou maior evidenciação por partes das empresas IRANI, FIBRIA, KLABIN E SUZANO. Já os itens quantidade de processos ambientais, administrativos e judiciais movidos contra a entidade, e, valor das multas e das indenizações relativas à matéria ambiental, determinadas administrativa e/ou judicialmente não foram evidenciados, pelas empresas IRANI, KLABIN e MELHORAMENTOS. Apenas, FIBRIA e SUZANO os evidenciaram em alguns dos exercícios analisados. Ponto relevante descoberto por tratar de itens de conotação negativa para as empresas e seus usuários.