ID: 41100
Autoria:
Paulo André Ferreira, Alessandro Marinho Pinheiro, Hugo Leonardo Guilhernandes Cardozo, Denise Franca Barros.
Fonte:
Reunir: Revista de Administração, Contabilidade e Sustentabilidade, v. 6, n. 1, p. 1-24, Janeiro-Abril, 2016. 24 página(s).
Palavras-chave:
práticas de mercado , práticas sustentáveis e Economia de Comunhão , sustentabilidade
Tipo de documento: Artigo (Português)
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A sustentabilidade é um tema que tem se destacado no cenário mundial a partir de meados da década de 70, em virtude da descoberta de substâncias nocivas à saúde humana e alguns ecossistemas. Assim, o debate sobre a sustentabilidade capilarizou-se entre os diversos ramos científicos, tendo sido objeto de debate nas ciências sociais aplicadas, onde no campo da administração o conceito está em desenvolvimento, não havendo uma definição única. A Economia de Comunhão (EdC), por sua vez, apresenta características que objetivam 'humanizar' a economia e ter o cuidado no tratamento com a natureza, constituindo assim um modelo que pode colaborar com o debate da sustentabilidade. Nessa direção, o objetivo deste trabalho foi descobrir: quais são as práticas sustentáveis das empresas da EdC. Para a realização deste objetivo foi elaborada uma apresentação dos conceitos de sustentabilidade, EdC, práticas de mercado e práticas sustentáveis, no intuito de delimitar e elucidar seus significados. Em seguida, foi demonstrada a metodologia utilizada, a análise dos dados e, por fim, as considerações finais. Em relação às práticas sustentáveis, foi possível identificar: um relacionamento honesto ou fraterno com os clientes, a reciclagem dos resíduos aproveitáveis e doação dos resíduos não aproveitáveis a outros atores, e a utilização de matéria-prima reciclada na produção como práticas de troca; o desenvolvimento de programas relacionados à saúde e segurança do trabalhador, a realização de cursos de capacitação ou formação aos funcionários, e a utilização de outras normas de redução do desperdício e da poluição como práticas normativas; e o desenvolvimento de políticas de Responsabilidade Social como práticas representativas. Como sugestão de exames futuros, recomenda-se a aplicação da pesquisa em um maior quantitativo de empresas da EdC, considerando que a limitação de pesquisa em apenas duas empresas não possibilita a sustentação do conceito inferido em um universo maior. Sugere-se também uma pesquisa de satisfação junto aos stakeholders destas empresas, ampliando os atores objetos de pesquisa. Por fim, uma análise de impactos e projeções futuras com a definição de indicadores de sustentabilidade, tendo como alvo as práticas sustentáveis das empresas EdC, e com o auxílio de estudos estatísticos por exemplo, pode colaborar na prospecção para o atendimento de reivindicações futuras.