ID: 8574
Autoria:
Dario de Oliveira Lima-Filho, Celio Koltermann, Filipe Quevedo-Silva, Leidy Diana de Souza de Oliveira, Eluiza Alberto de Morais Watanabe.
Fonte:
Revista ADM.MADE, v. 16, n. 1, p. 69-85, Janeiro-Abril, 2012. 17 página(s).
Palavras-chave:
análise de clusters , comportamento do consumidor , marketing , modelo de Wiersema , segmentação
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Este trabalho teve como objetivo analisar o perfil dos consumidores de
calçados de couro. Considerando um modelo de segmentação em termos
específicos, este estudo busca verificar sua adequabilidade ao contexto
brasileiro; e identificar possíveis segmentos de mercado. Para tanto,
conduziu-se um estudo quantitativo-descritivo junto a 418 consumidores
de calçados de couro, moradores da zona urbana da cidade de Campo
Grande, no estado de Mato Grosso do Sul. Para analisar os dados,
utilizou-se análise fatorial exploratória e análise de cluster. Os
resultados revelaram a formação de oito fatores referentes ao
comportamento de compra: Inovador, Inseguro, Conservador, Decidido,
Auto-confiante, Indeciso, Apreciador e Fácil escolha. Além disso, foram
identificados sete segmentos de mercado distintos em hábitos e
preferências: Inovadores (13,9%), Profissionais (15,3%), Dissonantes
(8,8%), Inseguros (17,2%), Seguros (15,1%), Práticos e objetivos (18,6%)
e Conservadores (11%). O estudo traz contribuição gerencial, a partir
do momento em que identifica perfis distintos de consumidores de
calçados, indicando para as empresas possíveis estratégias de mercado.
Também contribui academicamente ao aplicar um modelo de segmentação,
encontrando resultados interessantes para o contexto brasileiro.