ID: 9593
Autoria:
Viviane Franco Augustinis, Alessandra de Sá Mello da Costa, Denise Franca Barros.
Fonte:
Revista ADM.MADE, v. 16, n. 3, p. 79-102, Setembro-Dezembro, 2012. 24 página(s).
Palavras-chave:
análise crítica de discurso , discursos organizacionais , educação financeira
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Este artigo tem, por objetivo, analisar os discursos sobre educação
financeira: (a) do governo brasileiro, por meio da sua Estratégia
Nacional de Educação Financeira; (b) da empresa Mastercard, por meio do
seu programa ‘Consumo Inteligente, Consumidor Consciente’; e (c) da
Organização para Cooperação Econômica e Desenvolvimento (OCDE) por meio
do projeto International Finantial Gateway. A metodologia utilizada para
a análise dos dados coletados foi análise de discurso, o que tornou
possível o agrupamento dos objetos discursivos identificados em três
categorias. A primeira, “Alinhando discursos”, reúne objetos discursivos
que identificam a existência de um movimento global, ideal e exemplar
de educação financeira. A segunda, “Princípios de Educação Financeira”,
identificam princípios e recomendações referentes aos programas de
educação financeira. A terceira, “Práticas de Educação Financeira”,
identificam as práticas tanto atuais e ideais dos programas de educação
financeira. Como resultado, percebe-se a existência de significativas
convergências nos discursos, como a padronização de princípios, de temas
e de práticas de educação financeira; a atual complexidade dos mercados
financeiros e a transferência de responsabilidade pela gestão dos
recursos financeiros para os indivíduos. Estas convergências permitem
inferir que o elemento comum entre as organizações pesquisadas, no que
diz respeito à educação financeira, seja a lógica liberal do livre
mercado.