ID: 16901
Autoria:
Patricia Viveiros de Castro Krakauer, Lindolfo Galvão de Albuquerque, Martinho Isnard Ribeiro de Almeida.
Fonte:
Revista ADM.MADE, v. 17, n. 2, p. 49-65, Maio-Agosto, 2013. 17 página(s).
Palavras-chave:
empreendedorismo corporativo , estratégia de empresas empreendedoras , pequenas e médias empresas (PMEs)
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Este artigo tem como proposta analisar atividades de empreendedorismo corporativo em pequenas e médias empresas (PMEs), procurando identificar as principais características de uma empresa que cultiva esta estratégia, bem como os incentivos proporcionados a seus colaboradores. Foi realizada uma revisão da literatura abordando temas relacionados ao empreendedorismo corporativo, características de empresas empreendedoras, gestão de pessoas e contextualização de PMEs, sendo que tais dados constituíram o alicerce para a estruturação da pesquisa de campo. A metodologia utilizada foi exploratória, qualitativa, dividida em duas etapas. Na primeira etapa foram realizadas entrevistas online com especialistas, de forma a adquirir maior conhecimento sobre o tema e, na segunda etapa, foi realizado um estudo de caso único em uma PME brasileira. Com a análise dos dados obtidos nas duas etapas, observou-se que, apesar de o empreendedorismo corporativo ainda ser uma prática pouco utilizada por PMEs, pode trazer resultados benéficos para as mesmas. Também demonstrou ser uma possibilidade viável para as empresas de menor porte, sinalizando que empresas empreendedoras possuem características específicas que as diferenciam das demais e que o incentivo ao empreendedorismo corporativo depende da cultura da organização e das pessoas envolvidas no processo. Este artigo procurou contribuir para que PMEs utilizem o empreendedorismo corporativo como uma forma de fomentar a criatividade, a capacidade de inovação, aumentando a sua competitividade.