ID: 29813
Autoria:
Valdir Machado Valadão Júnior, Cintia Rodrigues de O. Medeiros, Roberta Rempel Guedes.
Fonte:
Revista ADM.MADE, v. 11, n. 2, p. 127-152, Maio-Agosto, 2007. 26 página(s).
Palavras-chave:
cultura organizacional , inovação , liderança
Tipo de documento: Artigo (Português)
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A abertura dos mercados e o constante avanço tecnológico conduzem as organizações contemporâneas em direção a um cenário competitivo e complexo, requerendo uma nova abordagem no funcionamento das organizações. O novo contexto organizacional tem como centro a liderança, cujo papel é fundamental em meio a tantas mudanças e incertezas. Este artigo trata da influência das dimensões da cultura nacional no comportamento de líderes, visto que vários autores (PETERS e WATERMAN, 1986; SCHEIN, 1985; MARTIN, 2002) sinalizaram, mesmo que em diferentes perspectivas, a estreita relação entre os dois termos. A liderança é focalizada a partir dos estudos de Ekvall e Arvonen (1991), sobre uma terceira dimensão da liderança, o desenvolvimento. As dimensões da cultura nacional são abordadas conforme o trabalho de Hofstede (1984). O objetivo do estudo é identificar a orientação dos líderes de uma instituição financeira, na visão dos liderados, visando verificar se tal orientação apresenta influências das dimensões culturais nacionais. Para tanto, partiu-se de uma abordagem quantitativa, cujo instrumento utilizado para coleta de dados é um questionário do tipo escala Likert. Os resultados não confirmaram a influência das dimensões culturais nacionais na orientação de líderes da empresa pesquisada, o que aponta para a necessidade de pesquisas que aprofundem nessa temática.