ID: 2596
Autoria:
Aline Gonçalves Lins, Wesley Vieira da Silva, Carlos Olavo Quandt.
Fonte:
Revista ADM.MADE, v. 13, n. 1, p. 38-56, Janeiro-Abril, 2009. 19 página(s).
Palavras-chave:
fraudes , inteligência competitiva , regressão logística , telecomunicações
Tipo de documento: Artigo (Português)
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A crescente complexidade do ambiente empresarial na Nova Economia propicia o surgimento de diferentes configurações de oportunidades e de ameaças e, conseqüentemente, de novos desafios às empresas. Desta forma, a importância estratégica da transformação de dados e de informações em inteligência organizacional passou a determinar o nível de competitividade das empresas. Nesse contexto, o processo de criação de uma sistemática de inteligência competitiva dentro da organização assume importância fundamental. O objetivo deste trabalho é analisar a utilização da técnica multivariada de regressão logística como auxílio ao desenvolvimento de conhecimentos diferenciais, a partir do estudo de caso na prevenção de fraudes em uma empresa de telecomunicações brasileira. Os resultados demonstram que a ferramenta permite uma melhoria de eficiência nos processos de auditoria de fraude, desenvolvendo, assim, diferencial importante para a empresa dentro do seu setor de atuação.