ID: 41947
Autoria:
Bruna Flor Rimolo de Menezes, Alessandra de Sá Mello da Costa.
Fonte:
Revista ADM.MADE, v. 20, n. 1, p. 79-105, Janeiro-Abril, 2016. 27 página(s).
Palavras-chave:
Discurso Empreendedor , Empreendedorismo , Empresa Júnior , Formação Empreendedora , Universidades
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Nos últimos anos, as discussões sobre empreendedorismo no Brasil têm se intensificado, ocorrendo aumento na produção de conhecimento acerca do tema, com a ampliação de programas de apoio, de cursos especializados, de publicações, de eventos e de pesquisas. Nesse processo, o tema incorporase às grades curriculares das instituições do ensino superior, como, por exemplo, por meio das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Administração, que sugerem um perfil para que o administrador desenvolva, entre outros pontos, capacidade empreendedora. Assim, essas instituições passam a promover o empreendedorismo em diferentes iniciativas: concursos de ideias de negócio, incubadoras de empresas, investimentos em novas metodologias para formação empreendedora, e incentivo à criação de empresas juniores. Nesse contexto, a presente pesquisa tem, por objetivo, identificar em que medida a experiência de trabalho em uma empresa júnior contribui para o desenvolvimento de um perfil empreendedor. De agosto a outubro de 2013 foram entrevistados 19 alunos da Empresa Júnior PUC Rio. Os discursos analisados indicam que a empresa estimula o desenvolvimento das competências empreendedoras por meio de fatores como liberdade, autonomia, tolerância ao erro, diversidade de aprendizado, desafios constantes e iniciativas inovadoras.