ID: 45146
Autoria:
Luiz Antônio Mattos do Carmo, Maytê Cabral Mesquita, Adriano de Mendonça Joaquim, Matheus Lemos de Andrade.
Fonte:
Revista ADM.MADE, v. 20, n. 3, p. 62-74, Setembro-Dezembro, 2016. 13 página(s).
Palavras-chave:
análise sociossemiótica , design visual , imagens de mães , propaganda
Tipo de documento: Artigo (Português)
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No Brasil, dentre as datas festivas, o Dia das Mães é de especial relevância, sendo a segunda data mais importante para o comércio e apresentando elevadas vendas, superadas apenas pelo Natal. Faz parte da cultura brasileira presentear nesse dia as figuras que assumem o papel materno. Os estabelecimentos comerciais costumam investir em publicidade para a divulgação dos seus produtos e serviços e, nessas peças, observa-se uma imagem que representa a figura materna. Frente às atuais discussões travadas com relação a gênero, percebeu-se a importância de estudar os modelos de mães representados por esses conglomerados nas campanhas publicitárias por eles veiculadas. O objetivo desse trabalho foi, portanto, realizar uma análise sociossemiótica das campanhas publicitárias divulgadas nos websites dos grandes shoppings localizados no município mineiro de Belo Horizonte. Percebeu-se que as mães são representadas por mulheres jovens, brancas, magras, sempre acompanhadas por uma criança ou por outra imagem do sexo feminino, a qual mimetiza a figura materna. Concluiu-se que o modelo de mãe trouxe consigo nítidas marcas de classe e raça. Ademais, percebeu-se a ausência de figuras masculinas, como pai ou filho, o que reforça a separação dos papeis de gênero. Dito de outra forma, viu-se nessas mães uma série de estereótipos, preconceitos e “questões mal resolvidas” da realidade social brasileira.