ID: 62823
Autoria:
Bruno Medeiros Ássimos, Georgiana Luna Batinga, Marcelo de Rezende Pinto.
Fonte:
Revista ADM.MADE, v. 24, n. 3, p. 55-73, Setembro-Dezembro, 2020. 19 página(s).
Palavras-chave:
Alimentação , Consumidor Jovem , Segurança Alimentar e Nutricional
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Os alimentos ultraprocessados obtiveram um crescimento no consumo de 56% entre 2003 e 2018 no período, ocupando quase 20% das calorias consumidas diariamente no Brasil, segundo dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (2020), o que afeta a qualidade da alimentação. Dessa forma, este trabalho propõe levantar uma discussão sobre a segurança alimentar e nutricional a partir do debate advindo sobre o estilo de vida alimentar de jovens adultos brasileiros, buscando conectar os múltiplos elementos que formam a conjuntura que a afetam, segundo o modelo conceitual proposto por Kepple& Segall-Corrêa (2011). Para tanto, realizou-se dois grupos focais com 18 jovens entre 17 e 24 anos no início de 2020. As práticas de marketing associadas a eles, a rotina de trabalho, os preços, o conhecimento, a disponibilidade de tempo, o interesse ou não pelas informações nutricionais, a cultura alimentar familiar, o local de compra, a confiança sobre o local de compra e o produto, a variedade, o estado mental e a influência de terceiros são capazes de interferir na segurança alimentar e nutricional para esse grupo.