ID: 52921
Autoria:
Angélica Nascimento de Oliveira, Jonathan Jones dos Santos Pereira, Carlos Manoel Lopes Rodrigues.
Fonte:
Revista Administração em Diálogo, v. 21, n. 1, p. 25-38, Janeiro-Abril, 2019. 14 página(s).
Palavras-chave:
Bibliometria , Comportamento do Consumidor , Comportamento On-line , E-Atmospherics , Web Atmospherics
Tipo de documento: Artigo (Português)
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A literatura em estratégia mercadológica sugere que o conceito de atmospherics, tradicionalmente restrito ao ambiente físico da loja, também pode ser aplicado ao contexto digital, modulando o comportamento dos consumidores no e-commerce. Este trabalho realizou, portanto, uma análise bibliométrica de artigos teóricos e empíricos (nacionais e internacionais) publicados nos últimos 16 anos na temática de e-atmospherics, utilizando cinco bases eletrônicas de periódicos. Foram identificados 27 artigos cuja análise das variáveis bibliométricas adotadas para este estudo (ano, abordagem, delineamento, instrumentos, quadro teórico e origem) não identificaram associações significativas, sugerindo que, mesmo possuindo importância teórica e estratégica, pouco tem sido pesquisado, desenvolvido e aplicado nesta temática. Ressalta-se, especialmente, a incipiência de trabalhos na área conduzidos em um contexto brasileiro.