ID: 2650
Autoria:
Tatiana Magierski, Édis Mafra Lapolli, Maurício Iost Guimarães.
Fonte:
Revista Alcance, v. 15, n. 1, p. 43-59, Janeiro-Abril, 2008. 17 página(s).
Palavras-chave:
Gestão do Conhecimento , Organizações , Vantagem Competitiva
Tipo de documento: Artigo (Português)
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As organizações que desejam aproveitar as oportunidades criadas pela globalização, pela diversidade e pelas tecnologias, bem como desejam reduzir os riscos inerentes a essa realidade, precisam de uma gestão onde a utilização eficaz do conhecimento se torna essencial. O presente artigo objetiva analisar o processo de implantação e desenvolvimento da Gestão do Conhecimento em uma empresa de destaque internacional no setor de agronegócios, localizada na cidade de Gaspar, no Estado de Santa Catarina, a Bunge Alimentos. Para tal procedimento será desenvolvida uma pesquisa de caráter descritivo com abordagem quantitativa. O interesse de investigar a Gestão do Conhecimento em sua fase inicial em uma grande empresa de grande potência mercadológica deve-se ao entendimento da relevância desta técnica de gestão em um ambiente onde as posições competitivas das organizações não mais são determinadas apenas por seu capital físico e financeiro, mas, principalmente, por seu capital intelectual - conhecimento, experiência, especialização e diversos ativos intangíveis.