ID: 4479
Autoria:
Wesley Mendes-da-Silva, Luciano Rossoni, Diogenes Leiva Martin, Roy Martelanc.
Fonte:
Revista Brasileira de Finanças, v. 6, n. 3, p. 337-358, Setembro-Dezembro, 2008. 22 página(s).
Palavras-chave:
board interlocking , conselhos de administração , neuroeconomia , redes sociais
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O papel desempenhado pelo conselho de administração é um dos principais aspectos considerados na literatura sobre governança corporativa ao redor do mundo. Ao mesmo tempo, as relações sociais e institucionais têm sido vistas como fator preponderante para os resultados advindos da atuação de tais conselhos de grandes empresas. Todavia ainda não se verificam pesquisas que busquem analisar o papel do conselho de administração a partir da análise de redes sociais no Brasil. Desse modo, objetiva-se com este estudo verificar a existência de associações entre nível de centralidade, densidade e coesão dos conselhos de empresas brasileiras e desempenho da firma. Para tanto, avaliou-se 615 indivíduos, que formaram os conselhos de administração das 90 empresas listadas no Novo Mercado da Bovespa em 2007. A análise foi conduzida em duas fases. Na primeira buscou-se apresentar a configuração das redes de conselheiros e de empresas e, na segunda, verificar associações entre estrutura da rede e desempenho. Verificou-se que a centralidade, densidade e a coesão das firmas, em termos de seus conselheiros, estão relacionadas com desempenho, ora em termos de rentabilidade do ativo, ora em índice de endividamento. Dessa forma, conclui-se que organizações mais bem posicionadas nas redes de relações corporativas tendem a apresentar maior rentabilidade e menor endividamento.