ID: 7789
Autoria:
Simone Sehnem, Yeda Maria Pereira Pavão, Adriana Marques Rossetto, Vilsiane Aparecida Leonardi.
Fonte:
Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v. 14, n. 43, p. 193-215, Abril-Junho, 2012. 23 página(s).
Palavras-chave:
Estratégia ambiental , Recursos tangíveis e intangíveis , Resource based view
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O objetivo do artigo consiste em especificar, segundo classificação
utilizada por Barney (1991) e Hall (1992), os recursos tangíveis e
intangíveis usados por uma organização para estabelecer estratégias
voltadas à sustentabilidade ambiental. O trabalho foi desenvolvido na
corporação Seara Marfrig, que engloba a divisão aves e suínos do Grupo
Marfrig Alimentos S.A. e é responsável pelo gerenciamento das marcas
Seara, Mabella, DaGranja e Pena Branca, possuindo 30 unidades
industriais localizadas em diversos estados do Brasil. No que diz
respeito à forma de abordagem do problema, a presente pesquisa trabalha
sob o enfoque qualitativo e utiliza a técnica da entrevista
semiestruturada e coleta de dados secundários no site da empresa. Quanto
aos procedimentos, classifica-se como um estudo de caso. Constatou-se
que há um predomínio de recursos intangíveis que são mobilizados para
viabilizar a estratégia ambiental. Outros recursos considerados
fundamentais nesse contexto de análise e que foram citados pelos
entrevistados consistem na cultura, reputação, tecnologias, capital
intelectual, conhecimento, capacidade de inovação, qualidade, reputação,
marca e finanças. Conclui-se que os recursos que apresentam valor e
raridade são passíveis de replicação, mas em um período maior, e estão
associados à cultura e rotinas organizacionais próprias da empresa.
Portanto, a contribuição desta pesquisa consiste em, a partir de um
exercício de análise em uma organização do setor de frigoríficos,
ampliar o entendimento das relações existentes entre a utilização de
seus recursos e a implementação de estratégias ambientais nas empresas.