ID: 47522
Autoria:
Gian Leote Kuball, Robinson Henrique Scholz.
Fonte:
Revista Brasileira de Gestão e Inovação, v. 2, n. 1, p. 47-71, Setembro-Dezembro, 2014. 25 página(s).
Palavras-chave:
Motores Diesel , Produção , Qualidade , Retrabalho
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O presente estudo tem como objetivo trazer a visão de como pequenas falhas de operação em uma linha de produção pode impactar em qualidade para o cliente, todavia, para que cliente esteja plenamente satisfeito com os padrões de qualidade do produto oferecido, precisa-se ser elaborados vários tipos de filtros, para minimizar erros durante o processo produtivo. O estudo foi realizado na área de produção e inspeção de qualidade, em uma empresa fabricante de motores diesel, MWM International, sediada na cidade de Canoas/RS. Durante o processo produtivo de motores, ocorrem falhas e defeitos ocasionando retrabalho, e isto gera custos de produção. Frente a isso, a necessidade de implantar processos de qualidade se faz relevante, almejando a rentabilidade da empresa e a satisfação do cliente. O método utilizado para esta pesquisa é o estudo de caso, com abordagem de cunho qualitativo, utilizando como técnicas de coleta de dados a observação direta, entrevistas semiestruturadas e documentos, cruzando assim as informações para uma melhor análise de dados aplicando a técnica de análise de conteúdo. O estudo aponta para uma viabilidade em se adequar o processo produtivo a ferramentas de qualidade utilizadas, reduzindo gastos com retrabalho e melhorando consideravelmente os resultados produtivos com os métodos de contenção de falhas utilizados.